O meuveuegrinalda.blogspot.com.br surgiu exatamente para que não surja mais
esse tipo de explanação: “Casei! Agora eu sei!”. Tem coisas na vida que só
passando por elas para verdadeiramente conhecer, outras tantas, uma opinião
amiga, uma orientação profissional podem fazer toda a diferença! (concordam?) e
essa também é a nossa função.
Já divulguei aqui os procedimentos civis para o casamento,
agora é a vez do religioso. Vou relatar mais ou menos como foi comigo, para
poder ajudar quem está na mesma situação, e para informação aos demais, afinal,
sempre é bom saber cada vez mais.
Fomos até o escritório paroquial, (Ps; que agora conta com
um convitinho a todos que passam por lá para curtir o meuveuegrinalda.blogspot.com.br
uhullllll) e chegamos a seguinte informação. A Marciana (moça que nos atendeu,
muito gentil, por sinal) nos entregou uma cartilha com orientações e
informações sobre os procedimentos.
O escritório, fica ao lado da Igreja Matriz, e, atende todos
os dias da semana. De manhã ou a tarde é só
chegar lá, que eles orientam e informam. Eu confesso que fiquei meio tensa com
a situação, afinal não estava marcando uma consulta odontológica ou médica, estávamos
decidindo algo muito, muito, mas muito importante.
As orientações são simples: que você deve marcar a data com
pelo menos quatro meses de antecedência e no máximo com um ano de antecedência.
Lá, é feito como se fosse uma reserva.
Na semana do casamento, os noivinhos devem marcar um conversa com o padre.
Outro detalhe importante é o curso de noivos, que obrigatoriamente deve ser
feito. Uma agenda é disponível na Paróquia informando dias e horários para
isso.
A documentação e os valores cobrados também são informados.
Os noivos devem levar ao escritório paroquial, com no mínimo três meses de
antecedência os seguintes documentos: certidão de batismo ou onde foi batizado
(a secretaria se compromete a buscar esses documentos); certificado do encontro
de noivos; cópia do CPF, RG e Certidão de Nascimento e o nome de duas
testemunhas que no dia da celebração são chamadas para assinar a habilitação
matrimonial.
Os horários disponíveis são às 15h30, 16h30 e 19h30, somente aos sábados. Os valores são
300 reais para os dois primeiros horários e 400 reais para o último horário. Os
pombinhos ainda tem uma despesa de 100 reais para a realização do casamento
religioso com efeito civil, não dispensando a documentação e a cobrança feita
no cartório.
Nos casamentos efetuados na Igreja Matriz, há também algumas
taxas de decoração, filmagem, sonorização. E a recomendação emitida na cartilha
é NÃO AO ATRASO. (kkk, mas é meio chato mesmo neh, um pouco só de charminho)
Padrinhos restritos:
a orientação também é para que o número de casais padrinhos não ultrapasse
quatro para cada lado.
E daí! Agora eu sei, ou não sei!
Se alguém quiser, posso encaminhar o documento na íntegra!
Muitooo bom!!!
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