terça-feira, 29 de março de 2016

Casei! Agora eu sei!

O meuveuegrinalda.blogspot.com.br  surgiu exatamente para que não surja mais esse tipo de explanação: “Casei! Agora eu sei!”. Tem coisas na vida que só passando por elas para verdadeiramente conhecer, outras tantas, uma opinião amiga, uma orientação profissional podem fazer toda a diferença! (concordam?) e essa também é a nossa função.
Já divulguei aqui os procedimentos civis para o casamento, agora é a vez do religioso. Vou relatar mais ou menos como foi comigo, para poder ajudar quem está na mesma situação, e para informação aos demais, afinal, sempre é bom saber cada vez mais.

Fomos até o escritório paroquial, (Ps; que agora conta com um convitinho a todos que passam por lá para curtir o meuveuegrinalda.blogspot.com.br uhullllll) e chegamos a seguinte informação. A Marciana (moça que nos atendeu, muito gentil, por sinal) nos entregou uma cartilha com orientações e informações sobre os procedimentos.
O escritório, fica ao lado da Igreja Matriz, e, atende todos os dias da semana. De manhã ou a tarde é só chegar lá, que eles orientam e informam. Eu confesso que fiquei meio tensa com a situação, afinal não estava marcando uma consulta odontológica ou médica, estávamos decidindo algo muito, muito, mas muito importante.
As orientações são simples: que você deve marcar a data com pelo menos quatro meses de antecedência e no máximo com um ano de antecedência. Lá,  é feito como se fosse uma reserva. Na semana do casamento, os noivinhos devem marcar um conversa com o padre. Outro detalhe importante é o curso de noivos, que obrigatoriamente deve ser feito. Uma agenda é disponível na Paróquia informando dias e horários para isso.
A documentação e os valores cobrados também são informados. Os noivos devem levar ao escritório paroquial, com no mínimo três meses de antecedência os seguintes documentos: certidão de batismo ou onde foi batizado (a secretaria se compromete a buscar esses documentos); certificado do encontro de noivos; cópia do CPF, RG e Certidão de Nascimento e o nome de duas testemunhas que no dia da celebração são chamadas para assinar a habilitação matrimonial.
Os horários disponíveis são às 15h30, 16h30  e 19h30, somente aos sábados. Os valores são 300 reais para os dois primeiros horários e 400 reais para o último horário. Os pombinhos ainda tem uma despesa de 100 reais para a realização do casamento religioso com efeito civil, não dispensando a documentação e a cobrança feita no cartório.
Nos casamentos efetuados na Igreja Matriz, há também algumas taxas de decoração, filmagem, sonorização. E a recomendação emitida na cartilha é NÃO AO ATRASO. (kkk, mas é meio chato mesmo neh, um pouco só de charminho)

Padrinhos restritos: a orientação também é para que o número de casais padrinhos não ultrapasse quatro para cada lado.

E daí! Agora eu sei, ou não sei!
Se alguém quiser, posso encaminhar o documento na íntegra!

Um comentário: